sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Os Elefantes Não Esquecem (Agatha Christie)


SinopseHercule Poirot parou no alto do penhasco. Neste cenário, uma mulher sofrera um trágico acidente anos atrás. Algum tempo depois, mais uma tragédia: dois outros corpos foram descobertos - marido e mulher - mortos a tiros. Mas quem matou quem? Teria sido um pacto suicida? Um crime passional? Ou um assassinato a sangue-frio? Poirot embrenha-se no passado e descobre que "antigos pecados deixam marcas profundas".

Após um almoço agradável em homenagem a escritores famosos, a personagem Ariadne Oliver, autora de histórias policiais e alter ego de Agatha Christie, é abordada por uma mulher que se apresenta como sendo a  Sra. Burton-Cox, sogra da afilhada de Ariadne.
A bendita mulher interroga a escritora sobre um assassinato ocorrido há mais de dez anos: os pais de Célia Ravenscroft, afilhada de Oliver, foram encontrados mortos com um revólver ao lado. Mas a grande pergunta dela é: quem atirou? O marido matou a mulher ou o contrário?


Ariadne Oliver sente-se incomodada com o intromissão da Sra. Burton-Cox e retira-se do almoço. Entretanto, como uma boa escritora de mistérios, ela fica remoendo a história mal solucionada e resolve falar com o seu amigo Hercule Poirot, um dos melhores detetives de todos os tempos, para ajudá-la no caso. 

Pensando por onde deveria começar, Oliver acaba se lembrando do ditado: os elefantes não esquecem, originado de uma história indiana (foto ao lado). Dessa maneira, ela decide conversar com os conhecidos que parecem ter uma excelente memória acerca do casal Ravenscroft. Provavelmente este é o livro menos empolgante da rainha do mistério, pois o caso pode ser resolvido já na metade do livro. Os personagens são um pouco maçantes e Poirot parece menos inteligente. É um livro de poucas páginas, porém eu levei mais tempo para terminá-lo, justamente por não ser tão dinâmico da maneira como um mistério deve ser.

Classificação: 4  (+- bom)
Escrito em: 1972
Gênero: romance policial
Título: Os elefantes não esquecem (Elephants Can Remember)
Autora: Agatha Christie




Breve biografia: Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em 15 de Setembro de 1890, na costa de Devon, na cidade de Torquay, sendo a terceira filha de um rico americano. Foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Conhecida como "Duquesa da Morte", "Rainha do Crime", dentre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros. Agatha Christie escreveu também sobre o pseudônimo de Mary Westmacott. Agatha Christie foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino.

;