domingo, 3 de fevereiro de 2013

Mau Humor (Ruy Castro)



Sinopse: Sabe aquela frase que você adoraria ter dito, se ela lhe tivesse ocorrido quando você mais precisou? Bem, esta é uma das finalidades deste livro: abastecê-lo com um suprimento de frases contendo uma carga letal de ironia e crítica. Este não é um dicionário de provérbios cor-de-rosa.Nenhuma frase deste livro poderá ser acusada de construtiva ou otimista. Ao contrário. Todas são mordazes, céticas e ferinas, criadas pelos maiores humoristas de todos os tempos. 

Ironias e humor ácido são os grandes componentes deste livro editado pelo jornalista e biógrafo Ruy Castro. Em Mau Humor encontramos frases marcantes e sarcásticas que saíram da boca de célebres políticos, atores, escritores, filósofos e muitos outros famosos.

Divididos em ordem alfabética, os temas abrangem desde uma única frase (p. exemplo: adolescência, água, noiva), até três páginas (p. exemplo: adultério, homem, amor).



Essa é a segunda vez que eu leio uma antologia. Estou começando a acreditar que este tipo de livro não me agrada o suficiente. Confesso que achei algumas frases bem engraçadas, porém eu não consigo levar a sério um livro cheio de citações! É como se eu anotasse num bloquinho alguns dizeres de famosos e resolvesse publicá-lo mais tarde. É um livro útil para ler quando se está entediado ou ranzinza, nada mais.



Classificação: 3  (regular)
Escrito em: 1990
Gênero: humor, ironia, sátira
Título: Mau Humor - Uma Antologia Definitiva de Frases Venenosas
Autor: Ruy Castro




Breve biografia: Nasceu em Caratinga (MG), em 27 de fevereiro de 1948. Ruy Castro é um dos maiores biógrafos brasileiros de todos os tempos. Já contou a história da bossa nova, em Chega de Saudade (1990), a vida de Nélson Rodrigues, em O anjo pornográfico (1992), a de Garrincha, em Estrela solitária (1995), e, recentemente, a de Carmen Miranda, em Carmen (2005). Contou também uma breve história do Rio, em Carnaval no fogo (2003), e montou sua própria enciclopédia de Ipanema, em Ela é carioca (1999). Fora obras de ficção, humor, antologias e traduções.
;